Alunos da rede municipal de ensino participam de visita guiada à Igreja de São Francisco e arredores

Atividade foi realizada como parte das celebrações pelos 70 anos de falecimento de Padre Herculano Paz
Publicado em: 31 de Maio de 2019 .

Alunos da rede municipal de ensino participaram na manhã desta quinta-feira, 30 de maio, de uma visita guiada à Igreja de São Francisco e arredores. A atividade foi realizada como parte das celebrações pelos 70 anos de falecimento de Padre Herculano Paz, que nasceu, viveu e trabalhou até a sua morte no Largo de São Francisco. Os restos mortais do sacerdote, que dedicou sua vida à religião e aos pobres, encontram-se abaixo do altar-mor da bicentenária Igreja.

Os alunos puderam apreciar alguns pertences de Padre Herculano em exposição no interior do templo, como batinas, túnicas, objetos sacros, chapéus e livros. Em frente à Igreja está instalado o busto de bronze construído em 1954 pelos alunos do Ginásio fundado pelo padre. Ao redor da praça ainda existem residências de propriedade de sua família, algumas preservadas e tombadas como patrimônio histórico. A capoeira que leva o nome do padre, considerada o pulmão de Itapecerica e também um bem tombado, foi outro tema abordado com os estudantes.

A atividade teve como objetivo a valorização das identidades e memórias que compõem os patrimônios cultural, religioso e ambiental do município, com ênfase na ilustre figura do Padre Herculano Paz, homem de fé, educador, caridoso e grande incentivador da preservação da cultura itapecericana. A visita, com duração de uma hora, foi uma ação de educação patrimonial realizada em conjunto pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Diretoria de Meio Ambiente e Escola Municipal Severo Ribeiro, e pela Comunidade São Francisco.

TAG's: Alunos, visita, guiada, Igreja, São, Francisco