Audiência Pública sobre segurança e combate às drogas inicia trabalhos para a constituição de conselhos municipais

Gestores públicos, policiais, representantes de instituições e comunidade participaram do evento
Publicado em: 17 de Março de 2017 . Última Atualização: 17 de Março de 2017


Nessa quinta-feira, 16 de março, a Prefeitura promoveu uma Audiência Pública na Câmara Municipal para discutir sobre as políticas públicas de segurança e antidrogas e, posteriormente, constituir o Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep) e o Conselho Municipal Antidrogas (Comad).

O prefeito Wirley Reis falou sobre as ações realizadas nestes primeiros meses de sua gestão a fim de auxiliar a Polícia Militar no enfrentamento ao crime no município, entre elas o aumento de 50% no valor repassado à instituição por meio de convênio. Ele também destacou a importância das atividades físicas, esportivas e culturais como ações de assistência social, “pois dão aos jovens a oportunidade de ocuparem seu tempo de forma sadia”.

O prefeito afirmou ainda que a Prefeitura estuda a viabilidade técnica e financeira para implantação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

O ex-secretário adjunto de Desenvolvimento Comunitário de Divinópolis, Luiz Militão, fez uma exposição sobre o trabalho de enfrentamento e prevenção às drogas e salientou a importância dos conselhos para a formulação das políticas públicas voltadas para essa área. “Os três pilares para o enfrentamento às drogas são a prevenção, o tratamento e a contenção”, enumerou.

O pequeno número de policiais e viaturas disponíveis no município foi a principal dificuldade apontada pelo comandante do policiamento militar de Itapecerica, tenente Ênio Castro, para a execução de uma vigilância eficiente. “É fundamental que façamos um trabalho integrado com os conselhos comunitários, os conselhos municipais, a administração pública e as polícias Militar e Civil para reduzir a criminalidade”, enfatizou. O tenente falou também sobre a importância de haver um lugar para onde encaminhar os detidos no caso de serem usuários de drogas. 

O deputado estadual Fabiano Tolentino afirmou que pleiteará junto ao Governo do Estado o repasse de recursos para a implantação do programa Olho Vivo no município. Moradores dos distritos, por sua vez, solicitaram mais vigilância. No dia 10 de março o prefeito Wirley Reis solicitou ao deputado estadual Fábio Avelar, por meio de ofício, que intermedeie junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública a viabilização de viaturas para o pelotão da Polícia Militar de Itapecerica e a designação de policiais militares para o aumento do efetivo da sede e dos distritos de Marilândia, Neolândia e Lamounier.                   

A coordenadora municipal de Assuntos Institucionais e Parlamentares, Elisabeth Tavares, reiterou a importância de um trabalho integrado entre as instituições e assinalou que a Audiência Pública foi o pontapé inicial para a formulação das políticas públicas voltadas para a segurança e o combate às drogas em Itapecerica. 

 




TAG's: Segurança, combate, drogas, conselhos, municipais

Inicial | Voltar
Link permanente: