Caminhada em favor da vida mobiliza a cidade

Cerca de cem pessoas participaram do ato simbólico
Publicado em: 1 de Fevereiro de 2017 . Última Atualização: 10 de Abril de 2017

Itapecerica deu um grande exemplo de união e solidariedade na manhã do último sábado, 28 de janeiro. Foi realizada a 1ª Caminhada pela Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. Cerca de cem pessoas, todas vestidas de branco e algumas representando instituições, participaram do evento para defender a causa. “A primeira medida a ser tomada para prevenir o suicídio é a educação. É preciso deixar o medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações. Foi um ato simples, mas considero que muito eficiente para chamar a atenção para este problema, que infelizmente é uma realidade na nossa sociedade”, disse o prefeito Têko.

Todos que sentirem necessidade devem procurar ajuda na rede de saúde ou em outros dispositivos e órgãos – Programa Saúde da Família (PSF), clínicas psicológicas, Centro de Valorização da Vida (CVV - ligue 141), Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), entre outros.

A equipe de saúde da Prefeitura conta com uma psicóloga que atende todos os dias e uma psiquiatra que atende às terças e quintas-feiras. Também é estudada a viabilidade técnica e financeira para a implantação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros. O objetivo do Caps é realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários, o que vai contribuir para a resolução dos problemas relacionados à saúde mental em Itapecerica.

TAG's: Caminhada, favor, vida, mobiliza, cidade