Livro sobre o Grande Reinado do Rosário de Itapecerica será lançado nesta sexta-feira

Obra “A Memória Negra nos Tambores de Tamanduá – A Antiga” é de autoria do jornalista Carlos Antonio Gondim
Publicado em: 24 de Janeiro de 2019 . Última Atualização: 23 de Janeiro de 2019


Será lançado nesta sexta-feira, 25 de janeiro, às 20 horas, no Rotary Club de Itapecerica, o livro “A Memória Negra nos Tambores de Tamanduá – A Antiga”. Escrito pelo jornalista Carlos Antonio Gondim com base em pesquisas realizadas no acervo do Museu Bento Ernesto Júnior, o livro fala sobre o movimento negro no século XIX, que deu origem à Irmandade dos Homens Pretos de Itapecerica e, consequentemente, à Associação do Reinado de Itapecerica, culminando com a criação da Grande Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, que em 2018 completou 200 anos de tradição.

A obra foi contemplada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, por meio de patrocínio da empresa Nacional de Grafite, e conta com apoio da Prefeitura. O objetivo do livro é contribuir para o registro e a perpetuação desta importante vertente da história de Itapecerica, ampliando o conhecimento acerca das representações simbólicas do Reinado e a sua forte relação com as raízes africanas.

Esta importante manifestação popular do município, bem registrado como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), vem se mantendo viva ao longo dos anos e merece ser conhecida, valorizada e preservada para as futuras gerações.

 




TAG's: Livro, Reinado, Rosário, lançado

Inicial | Voltar
Link permanente: