Recadastramento eleitoral biométrico obrigatório é iniciado em Itapecerica

Eleitor que não comparecer ao Cartório Eleitoral no período indicado terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições
Publicado em: 15 de Fevereiro de 2019 . Última Atualização: 11 de Fevereiro de 2019


Começou nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, em Itapecerica o recadastramento eleitoral biométrico obrigatório. Para se recadastrar o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral (rua Antônio Ribeiro Avelar, 149 - loja 3, bairro Oliveira Morais – em frente ao novo Fórum), de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Para evitar espera, o cidadão tem a opção de agendar o seu atendimento pelo número 148 do Disque-Eleitor ou no site do TRE-MG (www.tre-mg.jus.br).

Os documentos necessários são documento oficial de identificação (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteiras profissionais); comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone etc), preferencialmente em nome do eleitor, emitido nos três meses anteriores à data de comparecimento; e comprovante de quitação com o serviço militar (para os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 até 45 anos, que forem fazer o título pela primeira vez). Também é recomendável apresentar o título eleitoral e o CPF, se possuir.

O prazo final para fazer o recadastramento eleitoral biométrico obrigatório é em fevereiro de 2020. A Justiça Eleitoral orienta os eleitores a fazerem o registro o quanto antes, a fim de evitar filas de última hora e o cancelamento de títulos. O eleitor que não comparecer no período indicado terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. Maiores de 70 anos, jovens de 16 e 17 anos e analfabetos que possuam título também precisam se recadastrar para não terem o documento cancelado.

O método de identificação biométrica utilizado pela Justiça Eleitoral consiste na coleta da fotografia, da assinatura digital e das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor por meio de sensores de alta definição. O objetivo da biometria é tornar as eleições ainda mais seguras, visto que elimina a intervenção humana no processo de identificação do eleitor. A identificação biométrica do cidadão na hora da votação é um processo confiável e preciso e garante que ninguém conseguirá votar no lugar de outra pessoa, pois não existem duas digitais iguais no mundo.

 




TAG's: Recadastramento, eleitoral, biométrico, obrigatório

Inicial | Voltar
Link permanente: