Prefeitura realiza censo para identificação de pessoas com transtorno do espectro autista

Levantamento será realizado de 3 de abril a 3 de maio
Publicado em: 2 de Abril de 2024 . Última Atualização: 2 de Abril de 2024

Hoje, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A melhor forma de se conscientizar sobre uma questão é compreendê-la para, a partir daí, empreender as ações necessárias.

Nesse sentido, a Prefeitura irá realizar, de 3 de abril a 3 de maio, o Censo Municipal para Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O formulário será disponibilizado para preenchimento nos postos de saúde e também por aqui, de forma eletrônica.

Os objetivos do censo são detectar a quantidade de pessoas com suspeita ou diagnóstico de TEA no município; criar o mapeamento dos casos de pessoas com TEA com base na análise dos dados levantados; direcionar políticas públicas para o atendimento desse público; oferecer suporte, a partir de informações, serviços e apoio prático, como o treinamento de habilidades para pais e outros cuidadores, reduzindo as dificuldades e desigualdades.

É considerada pessoa com TEA aquela portadora de síndrome caracterizada pela deficiência persistente e significativa na comunicação, na socialização e no comportamento, geralmente com início na infância e continuidade durante a adolescência e vida adulta. Para todos os efeitos legais, as pessoas com TEA são consideradas pessoas com deficiência e, assim, possuem os mesmos direitos inerentes, incluindo o acesso a políticas públicas.

Intervenções psicossociais são importantes e necessárias, pois podem reduzir as dificuldades de comunicação e comportamento social, com impacto positivo no bem estar e qualidade de vida das pessoas com TEA e seus cuidadores.

Nos próximos meses será realizado o 1º Seminário sobre a Conscientização do Autismo no Município de Itapecerica, que irá contar com palestras e rodas de conversa.

FORMULÁRIO RASTREAMENTO TEA

TAG's: censo, transtorno, espectro, autista